Para quem tem a eletrônica como Robby ou gosta de trabalhar com ela, é fundamental termos algumas coisinhas em casa. São ferramentas, componentes, etc, que nos ajudam a consertar alguma coisa ou projetar alguns brinquedinhos.
O primeiro item é um computador. Nos dias de hoje recomendo um PC com no minimo 1Ghz de processador e 512Mb de memória, além de no minimo 80Gb de Disco. Uma porta serial em funcionamento e caixas de som para ouvir aquelas musicas favoritas enquanto se diverte.
No computador, precisaremos de alguns Softwares para desenhar circuitos elétricos, layout de placas, e simular alguns circuitos. Um profissional da eletrônica deve também ter conhecimentos mínimos em programação, especificamente na linguagem Assembly ou C, que são as melhores linguagens de programação para embarcados.
Existem muitos Softwares para eletrônica, mas vou mostrar aqui as melhores ferramentas ao qual tive contato até hoje.
Para fazer desenhos de circuitos, desenhos das placas de circuito impresso e simular os circuitos, um único programa nos ajuda. É o Proteus.
O proteus é um pacote de ferramentas feito pela Labcenter. Ele tem uma vantagem muito grande em relação a outros programas, a simulação. Depois de ter desenhado seu circuito, você pode simular para ver se está tudo funcionando perfeitamente. Você tem todos os detalhes doque está acontecendo no circuito antes de coloca-lo a pratica. Pode adicionar multímetros, amperímetros e osciloscopios ao circuitos e fazer todas as medições necessárias.
Outra grande vantagem do Proteus, é que depois que seu circuito está desenhado e testado, você pode configurar o programa para desenhar a placa de forma automática.
Para conhecer o Proteus clique aqui.
Softwares para programação também existem vários no mercado. Vai de gosto de cada pessoa adquirir o programa que melhor se adapta. Aqui eu recomendo o Compilador CCS. Ele vem com muitas bibliotecas em C prontas que nos ajuda a economizar tempo durante uma faze de desenvolvimento.
Nos tutoriais que farei em breve sobre programação em C para PIC mostrarei em funcionamento as duas ferramentas.
Para conhecer o compilador CCS clique aqui.
Quando temos um projeto microcontrolado, vamos ter um programa pronto que precisa ser passado para o microcontrolador. A forma que isso acontece é atravez de um gravador para microcontroladores e um programa de computador que ajuda na transferencia.
Para gravar PIC você precisa de um gravador especifico para PIC e para microcontroladores ATMEL normalmente se usa gravadores Arduíno.
O programa que uso para gravar os Pics é o PICpgm. Essa é uma ferramenta gratuita e pode ser adquirido clicando aqui.
Foto gravador de PIC
Antes de montar definitivamente o circuito é bom testa-lo na pratica se realmente está tudo 100%.
Apesar do simulador ser bem confiável, pode ser que alguma coisa de errada quando entra no mundo real. Para isso precisamos de um protoboard. O protoboard é uma placa com os furos para encaixar os componentes e dentro dos furos há ligações elétricas. Ali você pode montar o circuito e ver se está tudo OK antes de gastar tempo e dinheiro na placa.
Foto Protoboard
Na bancada não pode faltar multímetro, de preferência um de boa qualidade. Há no mercado diversos tipos de multímetro desde analógicos a digitais. Há modelos digitais que além de medir o básico que é tensão, corrente e resistência, medem também capacitancia, frequência, etc.. Vai do seu bolso.
Foto Multímetro
Um bom ferro de solda de mais ou menos 30W.
Estanho de boa qualidade para soldar os componentes. Evite a todo custo os estanhos ching-ling. Eles não tem a quantidade de Fluxo (resina) suficientes para um bom acabamento e liga.
Fotos Ferro de solda
Na bancada para fazer os testes reais, é necessário uma fonte de corrente continua. Se você tiver dinheiro para uma boa fonte ajustável de 1 a 30V ótimo, senão consiga uma fonte de computador usada e tenha alguns reguladores de tensão. Uma fonte de computador ATX fornece 3.3V no fio de cor laranja, 5V no fio vermelho e 12V no fio amarelo. Caso precise fazer algum circuito que trabalhe com 9V use um regulador de tensão 7809.
Tenha uma microretifica para fazer furos de placas com 1mm de diâmetro e dar acabamentos e cortes nos seus projetos.
Foto microretifica
E finalmente um bom estojo de componente eletrônicos com alguns valores de resistores, capacitores, transistores, microcontroladores, fusíveis, potenciomentros, componentes sensores de temperatura, luz, etc.
Foto kit de componentes
Eu tenho em minha loja alguns kits prontos para o aprendizado da programação em PIC. Caso precise de algum componente eletrônico clique aqui para acessar a loja.
Toda compra realizada em minha loja, ajuda a manter o blog no ar.
Obrigada
Nenhum comentário:
Postar um comentário