Para finalizarmos os Conceitos de Eletricidade Básica, iremos agora ver o conceito de Potência Elétrica.
A função básica de uma máquina qualquer, seja ela elétrica ou não, é transformar energia.
É praticamente impossível falar de potencia sem tocar na palavra "energia".
As máquinas elétricas, transformam a energia elétrica em outras formas de energia, tais como: energia térmica, energia mecânica, etc.
Quando um corpo sofre modificação em seu estado, atravez de uma força aplicada a ele, diz-se que "a força está realizando trabalho". Falar de trabalho é o mesmo que falar de energia e consequentemente falar de potência. A potência nada mais é que a razão entre o trabalho e o tempo.
Por se tratar de tópicos, onde a intensão é mostrar ao leitor os principais conceitos da eletricidade básica de forma o mais simples possível, vamos ocultar a explicação sobre trabalho e tempo.
Potencia elétrica pode ser definida como a quantidade de energia transformada durante uma quantidade de tempo.
Ocultando o trabalho e o tempo, podemos identificar a potencia elétrica de alguns equipamentos elétricos com maior facilidade utilizando a relação da tensão entre corrente. Por exemplo:
Temos uma lampada que funciona em 100V (volts) e a corrente elétrica que circula por ela é de 10A (Àmperes). Qual a potencia desta lampada? Esta lampada tem uma potencia de 1.000W (watts) porque para saber a potencia de um equipamento elétrico, devemos multiplicar a tensão pela corrente, logo: 100V x 10A = 1.000W.
A unidade de medida da potencia elétrica é o Watt e é representado pela letra W.
Atualmente temos chuveiros elétricos nas residencias com mais ou menos 6.600W de potencia. Sabemos que a maioria das instalações elétricas brasileiras segue um padrão de entrada bifásico, com duas fases e um neutro, tendo assim normalmente 220V para o chuveiro. Para saber a corrente que circula é muito fácil. Basta dividir a potencia pela tensão. Exemplo: 6.600W / 220V = 30A.
Sempre que for trocar o chuveiro de sua residencia ou estabelecimento, consulte um técnico ou eletricista para saber se a fiação aguentará a nova demanda de energia e se a proteção está devidamente dimensionada, porque o fio pode ser muito fino e não suportar a nova corrente que fará o fio esquentar e derreter.
Veja nos tópicos de Cabos elétricos os detalhes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário